sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bacalhau à Gomes de Sá

Quando temos convidados de última hora queremos arranjar uma refeição rápida e saborosa, que nos deixe de água na boca, fique bonito no prato e não dê muito trabalho. Bacalhau à Gomes de Sá é uma boa opção. Desta vez, decidi não pôr os típicos ovos por cima, e não tinha azeitonas para decorar. Mas estava bom, bonito e saboroso.
Receita para 3 pessoas

Ingredientes:
2 ou 3 Postas de bacalhau demolhado
1 Fio de azeite
2 Cebolas às rodelas
2 Dentes de alho picados
4 Batatas grandes
1 Ramo de salsa
Leite quente q.b.
Sal e pimenta q.b.

1. Escaldar o bacalhau em água fervente por 2 ou 3 minutos e desfiá-lo, retirando a pele e as espinhas. Opcional: colocar as lascas de bacalhau num recipiente, tapar com leite quente e deixar repousar uma hora.
2. Cozer as batatas em água e sal por cerca de 20 min, para que não fiquem demasiado moles. Depois de cozidas,  cortá-las em rodelas grossas reservar.
3. Numa frigideira larga deitar o azeite e refogar as cebolas até ficarem translúcidas, em conjunto com os alhos.
4. Deitar o bacalhau na frigideira, temperando com pimenta, e saltear uns 3 minutos. Juntar as batatas, envolvendo na mistura com cuidado para não as esmagar.
5. Deitar a mistura num tabuleiro de ir ao forno, polvilhar com salsa picada e levar ao forno durante cerca de 15 minutos. 
A receita original leva, por cima do preparado, ovo cozido cortado em rodelas e azeitonas, mas não utilizei nenhum destes ingredientes.

Bom apetite,
Jo.

Sem comentários:

Enviar um comentário