Adoro bacalhau, de todas as maneiras e feitios. Cozido, grelhado, no forno, recheado, enfim... Adoro. Mas bacalhau com natas é um dos meus pratos preferidos. As natas combinam mesmo bem com o peixe e as batatas. E depois aquele queijo gratinado... Hum, água na boca. Eu gosto de fazer este prato, mas admito que não há paciência para descascar batatas em cubinhos pequeninos, portanto compro das congeladas e ninguém dá pela diferença. Menos trabalho, mais tempo para apreciar a comida, e saborear um bom vinho verde a acompanhar. Um pedacinho de paraíso.
Receita para 6 pessoas
Ingredientes:
4 Postas de bacalhau demolhado
400g batatas em cubinhos
2 Pacotes de natas
100ml Béchamel
1/2 copo de leite
1 Cebola em meias-luas
1 Folha de louro
1 Cenoura
Sal, pimenta e noz-moscada
2 C. Sopa de azeite
óleo para a fritura
1. Colocar o bacalhau a cozer. Entretanto, começar a fritar as batatas (devem ficar moles, pouco fritas, ao invés de estaladiças). Enquanto a comida cozinha, descascar e ralar a cenoura (eu uso cenoura já ralada, quanto menos trabalho melhor)
2. Retirar as peles e as espinhas ao bacalhau e desfiá-lo grosseiramente. Reservar.
3. Numa frigideira larga colocar o azeite e alourar a cebola até amolecer. Acrescentar a cenoura e deixar cozinhar uns minutos. Juntar o bacalhau já desfeito e envolver no preparado. Temperar com pimenta moída.
4. Acrescentar as batatas, temperar com sal, pimenta e noz-moscada e deixar ao lume uns minutos.
5. Verter as natas, o béchamel e o leite (o leite permite ficar mais liquído, portanto não é obrigatório, depende do gosto). Mexer, envolver bem e deixar 2 minutos em lume brando. Acompanhar com uma salada verde.
Bom apetite,
Jo.
Sem comentários:
Enviar um comentário