terça-feira, 27 de março de 2012

Lasanha de carne com especiarias

Estava mesmo a apetecer-nos uma lasanha, pois não faço com frequência. Por preguiça, ou porque não é a coisa mais rápida de se cozinhar não se faz cá em casa muitas vezes. 
Desta vez resolvi tentar uma coisa diferente, menos molho de tomate e antes a carne cozinhada especialmente com especiarias e, só depois, envolvida num molho saboroso.
Receita para 4-6 pessoas

Ingredientes:
500g de carne de vaca picada
Mistura de ervas e especiarias a gosto (usei alho picado, cominhos, gengibre, noz-moscada, salsa)
1 Fio de azeite
1 Cebola pequena bem picada
Folhas de lasanha
1 Copo de vinho branco
1 Cálice de aguardente
Polpa de tomate q.b.
Sal e pimenta 
Queijo ralado para a cobertura
500ml de Molho béchamel

1. Alourar a cebola no azeite até ficar macia. Juntar a carne, temperar com sal, pimenta e as especiarias e deixar cozinhar.
2. Depois de cozinhada a carne, juntar o vinho branco, a aguardente, a polpa de tomate e, se necessário, água. Envolver bem a carne e deixar apurar. Não deixar secar o molho.
3. Montar a lasanha: folhas de lasanha, uma camada de carne, uma camada de béchamel e repetir até acabar os ingredientes. Terminar com béchamel. Cobrir com queijo ralado e levar ao forno até o queijo gratinar.

Bom apetite,
Jo.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Bolo de Banana e Pêra

Desta vez trago-vos um bolo, com frutas, muito fácil de fazer. Tinha fruta a estragar-se e, por isso, resolvi fazer um bolo que juntasse as bananas e as pêras. Embora tenha ficado muito saboroso, fica mais denso e cresce menos. Com um chazinho para acompanhar, é um lanche perfeito.

Ingredientes:
2 Bananas
2 Pêras
200g de Farinha
170g de Açúcar
3 Ovos
Manteiga para untar a forma

1. Colocar na picadora ou liquidificadora 1 banana e meia, reservando a outra metade, e as pêras, descascadas e sem caroços, e reduzir a puré. Reservar.
2. Numa tigela bater os ovos com o açúcar até ficar em creme. Depois juntar a farinha e o puré de fruta e mexer tudo com a batedeira até estar homogéneo.
3. Untar uma forma redonda, sem buraco, e colocar a massa. Por cima, espalhar rodelas da meia banana guardada. Levar a forno a 180º durante 40 minutos ou até o palito sair seco. Polvilhar com açúcar em pó.

Bom apetite,
Jo.


domingo, 18 de março de 2012

Truques e conselhos

Como livrar o jardim de ervas daninhas?
Com batatas. Quando cozer batatas não mande a água fora. Se despejar a água no jardim ou nos vasos irá matar os rebentos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Bacalhau avermelhado com cebolada

Com uma posta de bacalhau podem fazer-se tantos pratos deliciosos que é difícil escolher, porque eu adoro bacalhau. Mas às vezes apetece-me algo diferente. Por isso há que inovar, juntar os ingredientes que se gosta e voilá, um prato ao meu gosto.
Receita para 2 pessoas

Ingredientes:
2 Postas altas de bacalhau
4 Batatas grandes
2 Cebolas
2 Dentes de alho
Azeite
2 C. sopa de colorau

1. Descascar as batatas e cortá-las em rodelas não muito finas. Cozer em água e sal, sem que se esmaguem e reservar.
2. Cortar as cebolas em rodelas, laminar os alhos e alourar tudo em azeite até estar tudo macio. Reservar a cebolada.
3. Colocar o bacalhau no azeite e fritar 4 minutos em cada lado. Juntar cuidadosamente as rodelas de batata e polvilhar tudo com colorau. Deixar em lume mais uns minutos, virando o bacalhau e também as batatas para que ganhem cor dos 2 lados.
4. Servir o bacalhau com as batatas e espalhar a cebolada por cima. Acompanhar com uma salada verde.

Bom apetite,
Jo.


sexta-feira, 9 de março de 2012

Entremeada no forno com batatinhas

Depois de uma churrascada sobraram várias entremeadas por cozinhar. Resolvi cozinhá-las no forno, com mini chouriços e batatinhas. Não é muito rápido, mas fácil é mesmo muito. Coloca-se tudo no tabuleiro, espalham-se uns temperos e forno com ele. Acompanhei ainda com arroz de manteiga.
Receita para 2 pessoas

Ingredientes:
6 Entremeadas
4 Chouricinhos 
300g de Batatinhas
Oregãos q.b.
Sal e pimenta
1 Fio de azeite
Colorau

1. Colocar um fio de azeite no fundo de uma travessa de forno e deitar por cima as entremeadas. Temperar a carne com sal e pimenta.
2. Em redor da carne espalhar as batatinhas descascadas e deitar oregãos por cima quer da carne, quer das batatas. Espalhar ainda um pouco de colorau, apenas para dar mais cor. Levar ao forno a 200º durante 40 a 50 minutos, ou mais se necessário.
3. Colocar os mini chouriços em cima de um pedaço de alumínio e colocar também no forno, na parte superior, para que tostem.

Bom apetite,
Jo.

terça-feira, 6 de março de 2012

Frango guisado com cenoura

Um frango biológico da capoeira da mãe é sempre de aproveitar. Mas, por ser uma carne naturalmente mais rija, nem todos os pratos são rápidos ou,sequer, exequíveis. Assim, voltei ao básico e cozinhei um simples frango guisado, mas com um bom refogado de chouriço e cenouras. Já o esparguete fiz à moda da minha mãe, e posso dizer que adoro como ela o faz.
Receita para 3-4 pessoas

Ingredientes: 
1 Frango
1/2 Chouriço
1 Cebola pequena
2 Cenouras
4 C. sopa polpa de tomate
2 Folhas de louro
1 C. Sopa de colorau
3 Dentes de alho
2 Copos de vinho branco 
1 Copo de água
Sal e pimenta q.b.
1 Fio de azeite 
1 Ramo de salsa
 

1. Cortar o frango em pedaços e retirar as peles e gorduras. Reservar. Picar grosseiramente a cebola e os alhos e levar a refogar num tacho com azeite e as folhas de louro.
2. Cortar o chouriço em rodelas e juntar ao refogado, deixando uns minutos. Acrescentar os pedaços de carne ao tacho e alourar brevemente de todos os lados.
3. Temperar com sal e pimenta. Juntar as cenouras, cortadas em rodelas grossas, o vinho, a água, a polpa de tomate, o colorau, a salsa e a água. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando até estar tenro. Se necessário acrescentar água durante a cozedura para que o molho não seque.
4. Cozer o esparguete em água e sal até estar al dente. Retirar e escorrer e passar de imediato por água fria. Colocar a massa novamente na panela e deitar 5 ou 6 colheres de molho da carne. Levar a lume baixo uns minutos, mexendo de vez em quando, para que o esparguete aqueça com a humidade do molho.

Bom apetite,
Jo.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Lulinhas recheadas com bacon

 
Comprei lulas mas afinal eram pequeninas. Não desisti de as fazer recheadas, estava mesmo a apetecer-me. Para me iniciar nestas aventuras fiz com bacon e linguiça, com molho simples de tomate e acompanhadas com esparguete branco. 
Receita para 2 pessoas

Ingredientes:
500g de lulas
1 linguiça
6 Fatias de bacon
1 Cebola
2 Dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
Salsa
1 Copo de vinho branco
2 Tomates pelados ou polpa de tomate q.b.
4 C. sopa de azeite
2 Folhas de louro

1. Colocar as lulas a cozer em água e sal. Escaldar os sacos, retirar da água e deixar cozer os tentáculos por 5 minutos. Reservar alguma água da cozedura.
2. Picar muito bem meia cebola, o bacon, a salsa, a linguiça e os tentáculos das lulas.
3. Levar ao lume metade do azeite e refogar bem o picadinho anterior. Rechear as lulas com esta mistura e fechá-las bem com palitos.
4. Colocar o restante azeite num tacho com as folhas de louro, refogar a outra metade da cebola, picada grosseiramente, com tomates cortados (ou polpa de tomate) e juntar as lulas. Se tiver sobrado recheio pode juntar-se também. Deitar o vinho branco por cima e alguma água de cozer as lulas e deixar cozinhar por 30 a 40 minutos.

Bom apetite,
Jo.