sexta-feira, 29 de julho de 2011

Salada de fusilli com atum e molho de soja


Uma receita simples e económica, é mesmo isso que precisamos nesta altura em que poupar é a palavra de ordem. Leva poucos ingredientes, mas é saborosa. Fica pronta em menos de 15 minutos.Portanto, é uma receita óptima para fazer num aperto.

Ingredientes:
1 Lata de atum ao natural
1 lata pequena de cogumelos
Massa a gosto (eu gosto de usar fusili tricolor)
6 C. sopa de molho de soja
2 C.sopa de azeite
Sal q.b.
Azeitonas q.b.

1. Colocar a massa a cozer em água com sal e 1 colher de azeite. Entretanto, prepara-se o restante.
2. Deitar o restante azeite numa frigideira e saltear os cogumelos. Se quiser, aproveite para descaroçar as azeitonas e cortá-las em rodelas enquanto os cogumelos salteiam.  Depois, juntar o atum e o molho de soja e envolver bem. Acrescentar as azeitonas. Deixar em lume brando, mexendo de vez em quando.
3. Escorrer a massa e deitar numa taça grande, envolvendo bem o preparado. Pode polvilhar com oregãos antes de servir.
.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Truques e conselhos

  Como evitar os maus odores no frigorífico?
  Com uma rolha de cortiça. Basta colocar algumas rolhas numa das gavetas e estas irão absorver os odores.
Claro que o carvão também serve, mas assim evita desperdiçar as rolhas.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Carne de vaca picada com molho de whisky


Carne picada é muito versátil e é óptima para congelar. Pode fazer-se uma série de molhos diferentes e congelar tudo junto, depois é só descongelar ao lume enquanto se coze a massa. Et voilá, um jantar pronto em 10 minutos. Este molho de whisky, com ketchup, fica bastante bom, mesmo depois de descongelar.
Receita para 6 pessoas

Ingredientes:
500g de carne de vaca picada
1 cálice de whisky
2 C. sopa de ketchup
1/2 Copo de vinho branco
2 C. sopa de azeite
1 C. sopa manteiga
2 Dentes de alho picados
1 Cebola picada finamente
2 C. sopa de polpa de tomate
Sal e pimenta q.b.

1. Temperar a carne com sal e pimenta e reservar. 
2. Numa caçarola deitar o azeite e a manteiga e alourar a cebola e o alho. 
3. Deitar a carne e deixar cozinhar, mexendo bem, durante cerca de 5 minutos. Regar com o vinho, a polpa de tomate e o ketchup e deixar cozinhar. 
4. Quando a carne estiver quase cozinhada, juntar o whisky e deixar ao lume até ficar tenra. Se ficar sem molho, pode ir-se acrescentando água e vinho branco e deixar ferver.


Bom apetite, 
Jo.

sábado, 16 de julho de 2011

Frango no forno com mostarda



Nós somos fãs de frango: é versátil, saboroso, saudável e económico. E molho de mostarda sabe maravilhosamente bem, mas as natas são comidas muito excepcionalmente. Isso não me impediu de tentar cozinhar os bifes de frango com molho de mostarda. Sem natas. E acabados de cozinhar no forno. Ficaram uma delícia.
Receita para 3-4 pessoas

Ingredientes:
6 Peitos de frango 
1 C. sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
Alho moído 
Sumo de 1 limão
Pão ralado
1 Copo de vinho branco
Mostarda a gosto

1. Cortar os peitos em tiras não muito finas e temperar com sal, pimenta, alho e o sumo do limão. Deixar tomar gosto durante, pelo menos, meia hora.
2. Numa frigideira larga deitar o azeite, a carne com a marinada e fritar a carne de todos os lados durante cerca de 5 minutos. Acrescentar o vinho e deixar em lume brando até evaporar.
3. Juntar a mostarda a gosto e envolver bem a carne. Deixar em lume brando durante alguns minutos para apurar.
4. Transferir a carne, com o molho restante, para uma travessa de ir ao forno. Deitar por cima pão ralado e levar ao forno até tostar.

Bom apetite,
Jo. 



terça-feira, 12 de julho de 2011

Truques e conselhos



Como remover nódoas de sangue da roupa?
Com uma aspirina. Colocar uma pastilha deste medicamento num copo de água até diluir, verter em cima da nódoa e esfregar. Deve colocar imeditamente a roupa a lavar.

Jo

sábado, 9 de julho de 2011

Ovos gratinados


Este não é certamente os prato mais saudável que se pode comer, mas saboroso é. Encontrei esta receita no livro Os truques da Filipa e quis experimentá-la, embora tenha mudado algumas coisas. Além disso, tinha imensos ovos caseiros e não queria que se estragassem. O J. gostou, mas durante o semana não aconselho comerem mais ovos. A menos que queiram auxiliar o colesterol a subir.

Ingredientes:
6 Ovos
6 Fatias de fiambre (na receita original eram 250g)
6 Fatias de bacon (não consta da receita original)
Meio litro de leite
2 C. sopa de farinha de trigo
Queijo ralado
Béchamel

1. Cozer os ovos. Em seguida descascar e cortar em rodelas não muito grossas e reservar.
2. Forrar um prato de forno com béchamel, colocar uma camada de ovos, uma de fatias de fiambre e outra de fatias de bacon. Acabar com mais uma camada de ovos.
3. Verter mais béchamel em cima, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar.

Bom apetite,
Jo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Truques e conselhos

Decidi hoje inaugurar uma nova secção: truques e segredos. Daqueles que as nossas avós e as nossas mães sabem e aos quais nem sempre prestamos atenção. Afinal deveríamos tomar notas porque muita coisa nos vai ser útil no futuro. Nós, enquanto crianças, é que não estamos interessadas. Estes truques e conselhos vêm das mães, de avós, de livros e revistas, até da internet.




Como evitar que os ovos estalem enquanto cozem?
Com uma solução polivalente - vinagre. Deitar na água da cozedura algumas gotas de vinagre. Além disso, obviamente é necessário cuidado a colocá-los na panela para que não se partam ao tocar no fundo.

Jo.






segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bacalhau com natas


Adoro bacalhau, de todas as maneiras e feitios. Cozido, grelhado, no forno, recheado, enfim... Adoro. Mas bacalhau com natas é um dos meus pratos preferidos. As natas combinam mesmo bem com o peixe e as batatas. E depois aquele queijo gratinado... Hum, água na boca. Eu gosto de fazer este prato, mas admito que não há paciência para descascar batatas em cubinhos pequeninos, portanto compro das congeladas e ninguém dá pela diferença. Menos trabalho, mais tempo para apreciar a comida, e  saborear um bom vinho verde a acompanhar. Um pedacinho de paraíso.
Receita para 6 pessoas

Ingredientes:
4 Postas de bacalhau demolhado
400g batatas em cubinhos
2 Pacotes de natas
100ml Béchamel
1/2 copo de leite
1 Cebola em meias-luas
1 Folha de louro
1 Cenoura
Sal, pimenta e noz-moscada
2 C. Sopa de azeite
óleo para a fritura

1. Colocar o bacalhau a cozer. Entretanto, começar a fritar as batatas (devem ficar moles, pouco fritas, ao invés de estaladiças). Enquanto a comida cozinha, descascar e ralar a cenoura (eu uso cenoura já ralada, quanto menos trabalho melhor)
2. Retirar as peles e as espinhas ao bacalhau e desfiá-lo grosseiramente. Reservar.
3. Numa frigideira larga colocar o azeite e alourar a cebola até amolecer. Acrescentar a cenoura e deixar cozinhar uns minutos. Juntar o bacalhau já desfeito e envolver no preparado. Temperar com pimenta moída.
4. Acrescentar as batatas, temperar com sal, pimenta e noz-moscada e deixar ao lume uns minutos.
5. Verter as natas, o béchamel e o leite (o leite permite ficar mais liquído, portanto não é obrigatório, depende do gosto). Mexer, envolver bem e deixar 2 minutos em lume brando. Acompanhar com uma salada verde.

Bom apetite,
Jo.