sexta-feira, 10 de junho de 2011

Carne picada com ervilhas e molho de tomate


Uma inspiração na bolonhesa italiana, para utilizar a quantidade enorme de ervilhas que trouxe da terra. E a carne que estava quase a acabar a validade. Afinal, até gostei do resultado. Em termos gerais, é semelhante a uma bolonhesa, embora com muito menos tomate, portanto permite preparar uma grande quantidade para congelar e, depois, é só descongelar uma parte e juntar molho ou guarnição a gosto.
Receita para 2 pessoas e para guardar metade da carne


Ingredientes:
500g de carne picada (usei vaca, mas com porco ou aves também funciona)
1 Tomate pelado e sem sementes
Polpa de tomate a gosto
1 Copo de vinho branco 
1 Cebola picada finamente
2 Dentes de alho picados
2 Folhas de louro (sem o veio central)
Ervilhas a gosto
2 C. sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
Queijo ralado e oregãos para guarnição
Esparguete (para acompanhamento)

1. Temperar a carne com sal e pimenta e deixar repousar. Entretando, alourar o alho, a cebola e o louro numa frigideira larga com o azeite. Retirar os pedaços de louro. Juntar o tomate partido em pedaços e mexer até desfazer. Colocar o esparguete a cozer em água e sal.
2. Depois de o tomate estar bem desfeito, juntar a carne e deixar fritar cerca de 5 minutos, mexendo bem (se as ervilhas estiverem cruas podem deitar-se na frigideira nesta fase).
3. Acrescentar o vinho ao preparado, envolver bem e deitar polpa de tomate a gosto (quanto mais forte quiser o sabor do molho mais polpa deve colocar). Deixar cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando (se as ervilhas já estiverem cozinhadas, deve acrescentá-las nesta altura, para que tomem o sabor do molho mas não se desfaçam).
4. Na altura de servir, deitar uma dose da carne em cima de cada porção de esparguete e polvilhar com oregãos e queijo ralado.

Bom apetite,
Jo.

Sem comentários:

Enviar um comentário