quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sopa juliana light

Sopa é das melhores coisas que se pode comer. É saúdavel, saciante, pouco calórico, e dá-nos a dose diária de legumes. Confesso que no Verão não sou grande fã, pois é muito mais reconfortante no Inverno, quando nos embrulhamos numa mantinha com um prato de sopa e a chuva lá fora. Mas de vez em quando lá me rendo à sopinha. Além do mais, faz-se uma vez e tem-se comida para 8 pratos, ou mais.
Receita para 7-8 pratos

Ingredientes:
2 Chuchus
2 Cebolas
3 Courgettes
2 Nabos sem rama
2 Dentes de alho
Mistura de legumes para guarnição: cenoura ralada, nabo em rodelinhas e couve em juliana
1 Fio de azeite
Água
Sal

1. Descascar os ingredientes (para evitar ficar com as mãos coladas com o líquido do chuchu, descasque debaixo de água corrente) e cortá-los em pedaços não muito grandes.
2. Numa panela grande colocar os produtos, tapar com água, temperar com sal e o fio de azeite e levar ao lume por cerca de 20 minutos.
3. Reduzir a puré, acrescentar a guarnição e cozer em lume brando, mexendo de vez em quando.

Bom apetite,
Jo.


domingo, 26 de junho de 2011

Tirinhas de porco ao ketchup


Carne de porco é algo que não comemos muitas vezes, mas teve de ser. É barata e consegue tornar-se muito saborosa. Peguei numas costeletas, uma das partes menos apreciadas por nós, e cortei em tirinhas. A questão era: como é que vou cozinhar isto? Mãos à obra, já se vê. Comecei a juntar ingredientes, a pensar naquilo que o J. gosta e pronto. Acompanhei com massa cozida e já está. Não foi trabalhoso e ficou bastante agradável.
Receita para 2-3 pessoas

Ingredientes:
4 Costeletas de porco
2 C. sopa polpa de tomate
1 Copo de vinho branco
Sal e pimenta q.b.
Ketchup a gosto (utilizei mais ou menos 1/2 Copo)

1. Desossar as costeletas, limpar as gorduras maiores e cortar em tirinhas. Temperar com sal e pimenta.
2. Numa frigideira anti-aderente, deitar a carne, que irá começar a cozinhar na própria gordura. Deixar em lume brando uns minutos, mexendo de vez em quando.
3. Deitar uma parte do ketchup e envolver bem a carne. Regar com o vinho branco e acrescentar a polpa de tomate. Deixar cozinhar até estar tenro. Juntar o restante ketchup e deixar em lume brando 2 ou 3 minutos.

Bom apetite,
Jo.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Salada de cogumelos frescos com mozarella


Gosto de saladas com vários ingredientes, não daquelas que só têm alface, tomate e atum. Essas deixam-me sempre com vontade de comer mais qualquer coisa em cima. No entanto, se juntar algo mais substancial, sabe bem e torna-se um óptimo prato para fazer depressa, bem e economicamente. Por causa do queijo, torna-se um prato mais calórico, mas para quem quer cortar nas calorias é só substituir por queijo fresco magro ou não colocar queijo nenhum.
Receita para 2 pessoas

Ingredientes:
6 Tomates cherry
1/2 Pepino
1 Fio de azeite
1 Bola de mozarella
6 Cogumelos frescos fatiados
Oregãos a gosto para polvilhar
Sal

1.Saltear os cogumelos no azeite. Entretanto, partir os tomates ao meio, cortar a bola de mozarella em fatias e o pepino em rodelas.
2. Numa taça grande juntar todos os ingredientes e deitar por cima os cogumelos salteados, aproveitando o azeite para tempero.
3. Temperar com sal e oregãos a gosto.

Bom apetite,
Jo.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dourada no forno com salvia e legumes

Confesso que adoro dourada. A carne rija e saborosa e o facto de ter poucas espinhas são parte do atractivo. Adoro dourada grelhada e, no entanto estava a apetecer-me tanto um peixinho no forno que não resisti a experimentar com este peixe. Claro que fiz um tempero diferente, para aproveitar todo o sabor do peixe e potenciar o sabor das ervas.  Acompanhei com legumes e batatinha e soube-me lindamente.
Receita para 1-2 pessoas

Ingredientes:
1 Dourada
1 Alho francês em rodelas
10 Folhas de salvia
Sal e pimenta q.b
1 C. Sopa de colorau
1/2 Copo de vinho branco
1 Cebola em rodelas
3 Dentes de alho laminados
Legumes a gosto (usei batatinhas novas congeladas e uma mistura congelada de legumes - cenoura, couve-flor e bróculos)

1. Temperar o peixe com sal e pimenta e rechear a barriga com metade da salvia, picada grosseiramente, e os dentes de alho. Deixar repousar.
2. Entretanto. aquecer o forno a 200º. Espalhar as rodelas de cebola e metade do alho francês no fundo de uma travessa de forno e deitar em cima o peixe. Colocar os legumes escolhidos em volta do peixe (se usar congelados não necessita cozer, mas se forem frescos devem ser escaldados previamente).
3. Misturar o colorau no vinho branco e regar o peixe. Deitar a restante salvia em cima da dourada, acrescentar a outra metade do alho francês e levar ao forno durante cerca de 30 minutos.

Bom apetite,
Jo.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Carne picada com ervilhas e molho de tomate


Uma inspiração na bolonhesa italiana, para utilizar a quantidade enorme de ervilhas que trouxe da terra. E a carne que estava quase a acabar a validade. Afinal, até gostei do resultado. Em termos gerais, é semelhante a uma bolonhesa, embora com muito menos tomate, portanto permite preparar uma grande quantidade para congelar e, depois, é só descongelar uma parte e juntar molho ou guarnição a gosto.
Receita para 2 pessoas e para guardar metade da carne


Ingredientes:
500g de carne picada (usei vaca, mas com porco ou aves também funciona)
1 Tomate pelado e sem sementes
Polpa de tomate a gosto
1 Copo de vinho branco 
1 Cebola picada finamente
2 Dentes de alho picados
2 Folhas de louro (sem o veio central)
Ervilhas a gosto
2 C. sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
Queijo ralado e oregãos para guarnição
Esparguete (para acompanhamento)

1. Temperar a carne com sal e pimenta e deixar repousar. Entretando, alourar o alho, a cebola e o louro numa frigideira larga com o azeite. Retirar os pedaços de louro. Juntar o tomate partido em pedaços e mexer até desfazer. Colocar o esparguete a cozer em água e sal.
2. Depois de o tomate estar bem desfeito, juntar a carne e deixar fritar cerca de 5 minutos, mexendo bem (se as ervilhas estiverem cruas podem deitar-se na frigideira nesta fase).
3. Acrescentar o vinho ao preparado, envolver bem e deitar polpa de tomate a gosto (quanto mais forte quiser o sabor do molho mais polpa deve colocar). Deixar cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando (se as ervilhas já estiverem cozinhadas, deve acrescentá-las nesta altura, para que tomem o sabor do molho mas não se desfaçam).
4. Na altura de servir, deitar uma dose da carne em cima de cada porção de esparguete e polvilhar com oregãos e queijo ralado.

Bom apetite,
Jo.

domingo, 5 de junho de 2011

Tiras de frango com iogurte



Gosto dos livros da Mafalda Pinto Leite, sobretudo do Cozinha para quem quer poupar, pois tem umas óptimas receitas, económicas e saborosas. Como esta que aqui trago, retirada do dito volume, e que nos deixou de água na boca. Não é o prato mais fácil de preparar, mas o sabor compensa. Cada pedacinho de carne fica tenrinho e estaladiço. Como é feito no forno é bastante mais saudável que um frito. A única alteração que efectuei foi a mistura de ervas. a autora sugere apenas salsa picada, mas eu prefiro um gostinho diferente.
Receita para 3-4 pessoas

Ingredientes:
1/2  cháv de polenta (eu não usei, mas vem na receita original)
1 Cháv. de pão ralado
4 Peitos de frango cortados em tiras
1/4 Cháv de ervas picadas (usei salsa, salva, uma pitada de coentros)
2 C. sopa de queijo ralado
1 Alho picado
Azeite
1 Iogurte natural

1.  Misturar o pão ralado com a polenta, as ervas, o alho e o parmesão numa tigela ou prato fundo e deitar noutra o iogurte.
2. Temperar a carne com sal e pimenta. Forrar um ou dois tabuleiros de forno com papel vegetal.
3. Mergulhar as tiras de frango no iogurte, sacudir para retirar o excesso e passar na mistura do pão ralado. 
4. Colocar a carne no tabuleiro e regar com uma gotas de azeite. Levar ao forno por cerca de 15 minutos, até estarem douradas.

Bom apetite,
Jo.